ARTIGOS
v. 7 n. 1 (2019)
Categorização e esquemas de imagem em música: Sobre um protoloco experimental
- NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO
-
Enviado
-
julho 10, 2021
-
Publicado
-
02.11.2023
Resumo
O caráter abstrato da música enseja questionamentos acerca do modo de apreensão do fluxo musical pelos ouvintes. Não é senão através da pesquisa que busca entender os mecanismos e ferramentas utilizados pela mente humana para apreender o fluxo musical, conferindo-lhe sentido, que se pode compreender a forma por meio da qual abstraímos e entendemos música. O presente artigo visa discutir as condições de validade de um protocolo experimental que objetiva investigar os dispositivos cognitivos de entendimento do fluxo musical, a partir da observação da escuta e análise de pequenos trechos musicais por ouvintes músicos. Partindo-se da teoria enacionista de que na base do processo cognitivo de categorização encontram-se memórias esquemáticas (esquemas de imagem), entendidos como arquétipos do entendimento humano, o protocolo aqui examinado visa acessar a experiência imediata de produção de sentidos musicais, tentando, tanto quanto possível, aproximar-se do estágio pré-consciente de entendimento. Neste sentido, a hipótese aqui investigada é de que as descrições linguísticas dos participantes acerca do fluxo musical experimentado podem revelar pistas de ênfases no emprego de certos esquemas de imagem na construção do sentido do fluxo musical. Analisados os resultados obtidos em experimento piloto, surgiram questões: até que ponto o lapso de tempo entre o contato com a pergunta do questionário e sua resposta é determinante para a sua consistência? Em que medida a ordem de apresentação das tarefas de escuta é determinante para a neutralidade das respostas dos participantes?
-
ALINE MOREIRA ANDRÉ,
CRISTIANO MAURO ASSIS GOMES,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Escalas Nordoff Robbins: Uma revisão bibliográfica
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
-
BEATRIZ QUIRINO MARQUETTI,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Pitch perception preference in children with or without formal musical education
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
JOSÉ EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR,
DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO,
Estratégias de estudo como práticas deliberadas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 1 (2021)
-
WILLIAN FERNANDES DE SOUZA,
Práticas contemporâneas do choro: Análise gerativa
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 1 (2016)
-
MARCOS NOGUEIRA,
EDITORIAL
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
-
Profa. Dra. Germano,
Prof. Dr. Cogo-Moreira,
Prof. Dr. Rinaldi,
Profa. Dra. Bortz,
Teste para avaliação do ouvido relativo por meio de tríades em primeira inversão
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 1 (2023)
-
LEANDRO TAVEIRA SOARES,
Relações dialógicas e transversais entre aprendizagem autorregulada e teorias da aquisição de expertise
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
MAÍRA DOS SANTOS JABER,
O canto como uma alternativa para a manutenção da saúde física e mental em tempos de distanciamento social
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 1 (2021)
-
ANDERSON CÉSAR ALVES,
RICARDO DOURADO FREIRE,
Processos de construção da expertise na clarineta: Investigação das trajetórias de clarinetistas brasileiros
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
GRAZIELA BORTZ,
Direção e movimento em solfejos tonais
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.