Este é um estudo experimental acerca da fala cantada no português brasileiro, ou simplesmente do canto tal qual o conhecemos na canção popular brasileira. Tendo como objetivo observar o processo de sincronização entre duplas de cantores, elaboramos um experimento com dois fatores: Ritmo da Canção e Ponto de Observação de Sincronização. A partir do fator Ritmo da Canção buscamos observar se o processo de sincronização na fala cantada é influenciado pelo ritmo musical. A partir do fator Ponto de Observação de Sincronização buscamos observar se os sujeitos têm a mesma capacidade de sincronização em inícios e em finais de frases. Para quantificar a sincronização do canto entre sujeitos cantores de uma mesma dupla, realizamos medidas das lags, ou seja, a diferença temporal entre dois pontos do sinal sonoro, que chamamos de Pontos de Observação de Sincronização. A sincronização mostrou-se uma tarefa mais fácil em ritmo simples (não sincopado), que foi o caso das canções de rock e apresentou lags mais longas, tanto no início como no final da frase (pontos diferentes observados) no ritmo complexo das canções da bossa nova. Este resultado indica uma interação das capacidades rítmicas da fala e da música cuja discussão pode servir de base para demais estudos sobre a relação canto e fala.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.3(1)17-37