Neste artigo, será mostrado um breve panorama das teorias do compositor e teórico estadunidense Henry Cowell (1897-1965) presentes no seu livro New Musical Resources (1930), apresentando conceitos pioneiros ligados às sobreposições rítmicas que prenunciam algumas práticas do serialismo integral de meados do século XX. Serão apontados elementos análogos às técnicas apresentadas por Cowell em duas peças dos compositores Thomas Adès (1971-) e Beat Furrer (1954-), selecionadas como exemplificação do repertório do final do século XX e início do século XXI, perpassando algumas tendências conceituais e abarcando as três dimensões de sobreposições temporais apontadas por Cowell.
Superposition of temporal units: the new musical resources by Henry Cowell
Abstract: This article presents a brief overview of the theories of American composer and theorist Henry Cowell (1897-1965) from his book “New Musical Resources” (1930), presenting pioneering concepts linked to rhythmic overlays which foreshadows some practices of integral serialism from the mid-twentieth century. The article points out elements analogous to the techniques presented by Cowell in two works by composers Thomas Adès (1971-) and Beat Furrer (1954-), selected as exemplification of the repertoire of the late twentieth and early twenty-first century, spanning some conceptual tendencies and encompassing the three dimensions of temporal overlaps conceived by Cowell.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.6(1)47-66