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ARTIGOS

v. 2 n. 1 (2014)

O ato da escuta e o entendimento da música como forma

Enviado
dezembro 2, 2020
Publicado
30.11.2014

Resumo

O presente artigo enfoca criticamente o processo de entendimento da música que a tradição moderna reconheceu como formal, trazendo, contudo, para o centro da discussão os efeitos, as inferências e os sentidos produzidos no ato da escuta musical, negligenciados em parte significativa da produção em teoria musical dessa tradição. O referencial teórico aqui empregado está estritamente circunscrito ao paradigma enacionista das ciências cognitivas contemporâneas, e dá suporte ao desenvolvimento de um modelo metodológico de abordagem da forma musical enquanto "sistema semântico". O objetivo central do artigo é discutir as condições de validade deste modelo como discurso crítico musical e demonstrar como este arcabouço teórico pode fundamentar uma semântica do entendimento musical. Para isto explico as estratégias básicas de construção do modelo, a partir da formulação de três hipóteses primeiras, cujas formulações e verificações entendo constituir fundamento considerável para o projeto de atualização de uma teoria formalista em música.

The act of hearing and the understanding of music as a form

Abstract"This article critically focuses on the musical understanding process that the modern tradition recognized as formal. It brings, however, to the center of discussion the effects, the inferences and the meanings produced in the act of musical hearing, neglected in much of the production in music theory of that tradition. The theoretical framework used here is strictly limited to the enact- ivist paradigm of contemporary cognitive science, and supports the develop- ment of a methodological model of approach of musical form as "semantic system". The central objective of this article is to discuss the conditions of valid- ity of this model as a music critical discourse and demonstrate how this theor- etical framework can support a semantics of musical understanding. For that, I must explain the basic strategies for the construction of the model, from the formulation of three hypotheses whose statements and verifications I believe that constitute considerable foundation for the upgrade project of a formal theory of music.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.2(1)85-108