Neste artigo vamos apresentar duas abordagens de pesquisa experimental em música, visando a uma reflexão sobre suas possibilidades de aplicação. Para cada estratégia, comentamos um artigo correlato especifico. A primeira, a Entrevista, trata de uma aproximação mais tradicional, com apresentação de exemplos musicais para apreciação dos sujeitos e avaliação estatística dos resultados obtidos. A singularidade do artigo escolhido é abordar a influência da interação entre fatores estruturais (ritmo e alturas) e fatores da performance (articulação e andamento) na percepção de anacruses. A segunda estratégia trata das evidências a respeito da possibilidade da captação direta em eletroencefalograma (EEG) do sincronismo neuronal (neuronal entrainment) associado à pulsação e à métrica musical, utilizando a técnica especifica chamada de Potenciais de Eventos Relacionados (Event-related potential, ERP). Encerramos discutindo as vantagens de cada estratégia em nossa pesquisa em andamento.
Two strategies of experimental research on rhythmic perception
Abstract: In this article we address two approaches for experimental research in music, targeting a reflection on their application possibilities. For each strategy, we comment a specific correlate article. The first, the interview, comes to a more traditional approach, presenting musical examples for consideration of subjects and statistical evaluation of the results. The uniqueness of the chosen article is to discuss the influence of the interaction between structural factors (rhythm and pitch) and performance factors (articulation and tempi) in the perception of anacruses. The second approach dealing with evidence regarding the possibility of direct neuronal entrainment uptake in electroencephalogram (EEG) associated with the pulsating and musical meter, through the technique Event-related potential (ERP). We finished discussing the advantages of each strategy in our ongoing research.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.1(2)105-114