Guilherme Bertissolo é natural de Porto Alegre. Compositor premiado nacional e internacionalmente, tem tido obras apresentadas em diversas das mais importantes cidades brasileiras, nos EUA e na Europa. É Mestre e Doutorando em Composição pela Universidade Federal da Bahia, atualmente a sob orientação do prof. Dr. Paulo Costa Lima, com período de sanduíche na University of California, Riverside, realizado sob orientação do prof. Dr. Paulo C. Chagas. Sua obra Um Truco numa Carona recebeu o Primeiro Prêmio no II Concurso Ernst Widmer de Composição (2008), Exceto foi apresentada na XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira (2009), Reação foi premiada na 10º edição do Concurso Carl von Ossietzky (Alemanha, 2010), Elucubrações INKZ foi apresentada no XXV Panorama da Música Brasileira Atual (2010), Esquecimento recebeu o Primeiro Prêmio 2º Concurso de Composição Professor Antonio Fernando Burgos Lima (2011) e A Dor Ensina a Gemer foi premiada no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012 e será estreada na XX Bienal de Música Contemporânea Brasileira, em 2013. Foi finalista do Concurso Camargo Guarnieri de Composição (2010) e teve obra estreada no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Foi premiado também na C.A.R.L. Residency (Barbara and Culver Center of Arts, Riverside, Califórnia) e no 3º Prêmio Vivadança em Salvador, 2012. Organizou o III Festival Internacional de Música Contemporânea PPGMUS-UFBA (2010), o VI Encontro Nacional de Compositores Universitários (2008). Coordena os projetos Música de Agora na Bahia e Projeções Sonoras de Música Eletroacústica e é membro atuante da OCA, Oficina de Composição, em Salvador, BA, uma associação civil que produz, registra e divulga arte. Atualmente, é Professor Assistente I na Escola de Música da UFBa e co-editor da ART Review, tradicional da Escola de Música da UFBa recentemente reativada como um periódico online em inglês.
Graduação em Composição, Bachelor of Music (with Honors) na University of Illinois (1977) e Mestrado em Educação Musical também obtido na University of Illinois (1978) tendo recebido orientação de Herbert Brün, Ben Johnston e Richard Cowell. Doutorado em Educação pela UFBA (1999) com Tese sobre a Pedagogia da composição de Ernst Widmer e um segundo Doutorado em Artes, pela Universidade de São Paulo (2000), com Tese sobre a Relação entre superfície e estrutura na música octatônica de Ernst Widmer. Professor da Universidade Federal da Bahia desde 1979, atuando na graduação e na pós. Registra em seu catálogo 99 composições e 320 performances destas, em mais de 15 países, levando a participações em festivais no Carnegie Hall (1996), no Lincoln Center (2001), em Seattle (Orquestra Sinfônica de Seattle), na sala Rode Pompe (Bélgica), na KonzertHaus de Berlim (2004), em Campos de Jordão, na Sala Cecilia Meireles, Sala São Paulo, Teatro Brás Cubas (Santos), tendo merecido crítica do New York Times e do Deutscher Zeitung e verbete do Grove Dictionary of Music and Musicians (2001). Já publicou cinco livros (1999, 2005, 2010 e 2012) e organizou outros dez. Vem publicando artigos e capítulos de livro (cerca de 60) em edições nacionais e internacionais, desde 1981, quando criou a Revista Art na UFBA. Ao longo de sua carreira já foi Chefe de Depto e Diretor da Escola de Música, tendo sido o responsável pela retomada dos Seminários Internacionais de Música, pela criação da Pós-Graduação nesta área, e pela criação do Memorial Lindembergue Cardoso com ampliação do espaço físico da Escola. Foi Pró-Reitor da UFBA em duas gestões (1996-2002), tendo sido responsável pela concepção e implementação do Programa UFBA em Campo e ACC-Atividade Curricular em Comunidade, pela aproximação entre Universidade e Carnaval, pela criação da TV UFBA e Rede de Outdoors, entre outras realizações. Presidente da Fundação Gregório de Mattos (2005-2008), órgão responsável pela cultura em Salvador, deu atenção especial à relação entre cultura e participação popular, especialmente através de diálogos entre cultura letrada e ancestralidade, implantou a Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Viva Cultura, restaurou a Casa do Benin, lançou o Programa Capoeira Viva 2007, criou o Conselho Municipal de Cultura, o portal de cultura da FGM, o Festival 'Viva Salvador', os programas 'Mestres Populares da Cultura' e 'Estação Cultura', entre outros, lançando mais de 50 produtos (livros, CDs e vídeos), tendo sido homenageado com a mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha Thomé de Souza. Membro fundador da Congregação do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA) e co-autor do Projeto de BI das Artes (2008). Membro fundador do grupo OCA de composição e Professor-Orientador de uma nova geração de compositores baianos tais como Alex Pochat, Danniel Ribeiro, Guilherme Bertissolo, Joelio Santos, Juliano Serravalle, Paulo Rios Filho, Paulo Santana. Seus principais interesses de pesquisa são: composição e semântica cultural, ensino de composição, música e psicanálise, gestão da cultura e da universidade. Foi consultor do Fórum Mundial de Cultura, Fórum Mundial de Turismo (Odebrecht - Instituto de Hospitalidade), participou e presidiu a Câmara de Letras e Artes da FAPESB (2003-2005), retornando em 2009 como membro, ingressou no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia-IGHBA a partir de 2007. Foi pesquisador do CNPq a partir de 1983, reingressando como pesquisador produtividade (2003). Escreve regularmente para o portal Terra Magazine (âmbito nacional) e colabora com o Jornal A Tarde (Salvador-Ba) desde 1981, já tendo publicado mais de trezentos artigos. Membro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010). Foi eleito em 2009 para a Academia de Letras da Bahia na cadeira 8, tendo como patrono Cipriano Barata, e em 2011 para a Academia de Ciências da Bahia, como membro fundador
Este artigo enfoca as possíveis imbricações entre cognição e processos criativos e toma como horizonte experiencial um importante contexto cultural da Bahia, a partir de uma pesquisa de Doutorado em Composição Musical, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. A pesquisa enfocou a complexa interação entre música e movimento, veiculando ideias e processos a partir de um contexto onde não há a separação conceitual entre essas instâncias: a Capoeira Regional. O desenho experiencial da pesquisa foi estruturado em torno de circuitos envolvendo teorias e práticas do compor, resultando na formulação de um arcabouço conceitual que veicula articulações entre música/movimento e cognição/processos criativos.
Capoeira and composition: dialogues between cognition studies and creative processes
Abstract: This paper focuses on the possible interactions between cognition studies and creative processes, taking as reference an important cultural context of Bahia discussed on a Doctorate Research accomplished in the UFBA's Graduate Pro- gram. The research focused the complex interaction between music and move- ment, developing ideas and processes based on a context where there is no conceptual separation between them: the Capoeira Regional. The experiential approach was framed by circuits involving theories and practices of composi- tional domain, resulting in the creation of a conceptual framework which engen- ders dialogues between music/movement and cognition studies/creative pro- cesses.