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ARTIGOS

Vol. 5 No. 2 (2018)

Perspectivas de estudantes/professores de música sobre o conceito de criatividade musical e características do comportamento musical criativo

Submitted
December 2, 2020
Published
2018-10-20

Abstract

Discorremos sobre o conceito de criatividade musical e as características do comportamento musical criativo. Nossa fundamentação foi respaldada principalmente nos estudos de Burnard (2015) Barrett (2000), Elliott e Silvermann (2015). O objetivo foi investigar opiniões de acadêmicos sobre o conceito de criatividade e sobre como concebiam as características do comportamento musical criativo. Realizamos umsurvey com 86 estudantes de música e os dados indicaram que os participantes concebiam a criatividade como uma habilidade de criar/improvisar, inovar no uso de materiais sonoros; uma capacidade de rearranjar/inovar elementos já existentes; e uma capacidade de se expressar de maneira natural. Sobre os comportamentos indicadores de criatividade musical, os participantes apontaram a facilidade para criar/modificar uma execução; a demonstração de maior domínio; e a curiosiade/interesse pela exploração sonora (criação/improvisação). Os resultados destacam a relevância da reflexão sobre manifestações criativas dos alunos, como forma de otimizar um ambiente para a criatividade, que amplie suas possibilidades de desenvolvimento musical.

Perspectives of music students/teachers on the concept of musical creativity and characteristics of creative musical behavior

Abstract: We discuss the concept of musical creativity and the characteristics of creative musical behavior. Our rationale was supported mainly by studies by Burnard (2015) Barrett (2000), Elliott and Silvermann (2015). The objective was to investigate the opinions of scholars about the concept of creativity and how they conceived the characteristics of creative musical behavior. The methodology was a survey conducted with 86 music students. The data indicated that participants conceived creativity as an ability to create/improvise, innovate in the use of sound materials; an ability to rearrange/innovate existing elements; and an ability to express themselves naturally. Concerning the behaviors indicative of musical creativity, the participants pointed out the facility to create/modify an execution; the demonstration of greater dominance; and curiosity/ interest in sound exploration (creation/ improvisation). The results highlight the relevance of the reflection on creative manifestations of the students, as a way to optimize an environment for creativity, which broadens their possibilities of musical development.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(2)39-51

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