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ARTIGOS

Vol. 4 No. 1 (2016)

Atenção na prática deliberada em performance musical

Submitted
December 2, 2020
Published
2016-12-30

Abstract

Baseado nos conhecimentos tomados da psicologia e da neurociência cognitivas a respeito de memória, motivação e atenção, na presente pesquisa investigo os aspectos que favorecem a eficácia da prática deliberada do músico de performance, e particularmente do pianista. Neste trabalho são discutidos, primeiramente, os conceitos centrais da investigação (memória, motivação e atenção) relacionando-os e cotejando algumas das principais teorias que embasam cada um desses campos. Em seguida, são articulados os conceitos de performance musical e prática deliberada, tendo em vista discutir como a pesquisa em desenvolvimento e formação de músicos de performance, particularmente pianistas, pode receber contribuições significativas dos resultados da pesquisa em torno dos conceitos centrais antes referidos. Quero apresentar como resultado mais significativo da presente pesquisa a fundamentação da hipótese de que a atenção deve deixar de ser negligenciada e passar a ser encarada nos programas e currículos de formação de performers como conteúdo. Isto implica considerar a ampliação da capacidade de manter a atenção durante a performance e a prática deliberada que a condiciona, uma das habilidades principais a serem adquiridas ou mesmo desenvolvidas pelos estudantes. Enfim, a hipótese aqui discutida não coloca a atenção na condição de mera habilidade congênita ou consequência natural de programas de práticas que visam ao conhecimento de repertório e ao aprimoramento motor.

Attention in deliberate practice in musical performance

Abstract: Based on the knowledge of cognitive psychology and neuroscience regarding memory, motivation, and attention, in the present research, I investigate the aspects that favor the effectiveness of the deliberate practice of the performance musician, and particularly of the pianist. In this work, the central concepts of research (memory, motivation, and attention) are discussed, relating them and comparing some of the main theories underlying each of these fields. Next, the concepts of musical performance and deliberate practice are articulated, in order to discuss how the research in development and formation of performance musicians, particularly pianists, can receive significant contributions of the results of the research around the aforementioned central concepts. I present as a more significant result of the present research the foundation of the hypothesis that attention should be no longer neglected and be seen in programs and curricula for the training of performers as content. This hypothesis implies considering the increase in the ability to maintain attention during the performance and the deliberate practice that conditions it, one of the primary skills to be acquired or even developed by the students. Finally, the hypothesis discussed here does not focus on the condition of mere congenital ability or the natural consequence of programs of practices aimed at knowledge of repertoire and motor improvement.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.4(1)39-55