Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

ARTIGOS

Vol. 4 No. 2 (2017)

A eficácia da encenação gestual na prática da improvisação livre para fins de criação musical

Submitted
December 2, 2020
Published
2017-06-30

Abstract

Este ensaio tem por objetivo refletir sobre formas de proximidade entre o gesto físico e o que se compreende ser a sua incorporação no processo de escuta; e investigar, na práxis artística, por meio da improvisação livre, possíveis configurações gestuais compostas (desde movimentos e som) como parte de um universo musical mais abrangente, interdisciplinar, para fins de criação. Assim, na primeira parte deste trabalho, serão apresentadas, a partir de âmbitos de conhecimentos distintos, algumas perspectivas científicas recentes que enfatizam a noção do corpo como base de toda a experiência musical; e na segunda parte, será introduzida a pesquisa que vem sendo realizada pela autora com estudantes da Universidade Federal do Paraná, na disciplina de improvisação livre. A finalidade desta pesquisa é propiciar formas de vivência não convencionais de abordagem gestual—levando-se em conta as variantes possíveis, a partir de parâmetros artísticos selecionados—que sirvam para renovar, em parte, estruturas de movimentos padronizados que influenciam, do ponto de vista estético, certas experiências que comumente dão sentido aos processos de criação musical.

The effectiveness of gestural staging in the practice of free improvisation for musical creation purposes

Abstract: This essay aims at reflecting on some forms of proximity between the physical gesture and what is commonly accepted in recent studies as its incorporation in the listening process; and to investigate, in artistic praxis, by means of free improvisation, potential sonorous configurations of compound gestures (movements and sound) as part of a broader, interdisciplinary universe, for purposes of musical creation. Thus, in the first part of this essay, it will be discussed, from distinct domains of knowledge, some recent scientific perspectives that stress the notion of the body as the fundament of musical experience; and in the second part of this essay, it will be presented a current research by the author at Federal University of Paraná, with students in an undergraduate course on free improvisation. The main purpose of this research is to motivate students to experience non-conventional forms of gestural incorporation—having in mind possible variations based on selected artistic parameters—which can be useful to undermine, partially, structures of movement patterns that affect, aesthetically speaking, traditional experiences which frame musical creation processes.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.4(2)33-46