ARTIGOS
Vol. 7 Núm. 2 (2020)
Construindo a performance na orquestra: O papel das competências orquestrais
- Carlos André Weidt Mendes
-
Enviado
-
julio 10, 2021
-
Publicado
-
2020-06-30
Resumen
Embora o naipe de violinos seja o mais numeroso e requisitado da prática orquetral, Flesch (1930) já observara que pouco se estudam as peculiaridades da atuação desses músicos. Os cursos de graduação geralmente preparam violinistas para a performance solo, mas a realidade de uma orquestra profissional é bem diferente da prática solista. O artigo aprofunda as questões sobre formação e atuação de violinistas de orquestra. Discuto o suporte da teoria da autopoiese (Varela, 1979), um dos fundamentos do paradigma enacionista das ciências cognitivas contemporâneas, para a argumentação aqui proposta, assim como discuto o conjunto de princípios de ação na performance orquestral, que Wulfhorst (2012) denominou orchestral modes. Argumento, portanto, que além das competências que se referem ao desenvolvimento da prática sensório-motora individual do violinista, existem outras que somente se desenvolvem pela performance coletiva, ao longo de anos de atuação profissional. Para incluir estas últimas na pedagogia de formação do violinista é preciso conhecer mais profundamente as competências que subjazem os princípios elencados por Wulfhorst.
-
GENOVEVA SALAZAR HAKIM,
JUAN CAMILO VÁSQUEZ OCAMPO,
Categorías de análisis tímbrico orientadas al desarrollo auditivo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 1 (2021)
-
DEYSE DAYANE SCHULTZ,
ROSANE CARDOSO DE ARAUJO,
Reflexões sobre o estudo dos neurônios espelho e a aprendizagem musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 3 Núm. 1 (2015)
-
Marília Nunes-Silva,
Paulo Sergio da Conceição Moreira,
Pollyanna Eyer,
Modelos cognitivos de emoções musicais
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 1 (2023)
-
MIGUEL IAGO CAVALCANTI,
VIVIANE DOS SANTOS LOURO,
A escuta musical como desencadeadora de sofrimento psíquico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 10 Núm. 2 (2023)
-
LARISSA DE OLIVEIRA GASPAR,
GEÓRGIA MUCCILLO DEXHEIMER,
Impacto da intervenção com música na qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 8 Núm. 2 (2021)
-
CHRISTIAN A. POHL,
Prática mental
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 3 Núm. 1 (2015)
-
FERNANDO HERBELLA,
THAYS VAIANO,
Music tonality emotions in Brazilian musical-theory naïve individuals
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 10 Núm. 2 (2023)
-
GUSTAVO BALLESTEROS PEDROZA,
Repetição e expectativa como fatores determinantes na construção de coerência musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 2 Núm. 1 (2014)
-
LEANDRO MARTINS TURANO,
WALDIR JESUS DE ARAUJO LOBÃO,
GABRIEL GUIMARÃES BRAGA DOS SANTOS MENDONÇA,
Resposta emocional e preferência em três gravações de um prelúdio de Chopin
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 8 Núm. 1 (2020)
-
MIDORI MAESHIRO,
Origem e consolidação do pianismo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 2 (2022)
<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.