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ARTIGOS

Vol. 5 Núm. 2 (2018)

Relações dialógicas e transversais entre aprendizagem autorregulada e teorias da aquisição de expertise

Enviado
diciembre 2, 2020
Publicado
2018-10-28

Resumen

No presente artigo apresento uma revisão bibliográfica acerca do conceito e do conhecimento contemporâneo de autorregulaçãoe de aprendizagem autorregulada e de sua transversalidade com algumas teorias relacionadas à aquisição de expertis—prática deliberada, metacognição, autoeficácia e motivação. Abordo este referencial teórico sob o viés do incentivo às práticas autorreguladas de estudo e performance durante o curso de bacharelado em música, objetivando o estímulo à aquisição da autonomia no planejamento, execução e autorreflexão—etapas do modelo cíclico trifásico de aprendizagem autorregulada (Zimmerman, 2000). Concluo o artigo discutindo os atributos e a pertinência da aplicação do enfoque da aprendizagem autorregulada em Música no contexto temático específico de minha pesquisa, qual seja, o processo de aquisição de autonomia/expertise relacionada a diretrizes pedagógicas em performance musical/instrumental no ensino superior de música.

Dialogical and transversal relations between self-regulated learning and theories on acquisition of expertise

Abstract: In this article, I present a literature review about the concept and contemporary knowledge of self-regulation and self-regulated learning and its transversality with some theories associated to the acquisition of expertise—deliberate practice, metacognition, self-efficacy, and motivation. I approach this theoretical framework under the bias of encouraging self-regulated study and performance practices during the undergraduate programs in music, aiming to stimulate the acquisition of autonomy in forethought, performance, and self-reflection—stages of the three-phase cyclic model of self-regulated learning (Zimmerman, 2000). I conclude the article discussing the attributes and pertinence of the application of the self-regulated learning approach in Music in the specific thematic context of my research, that is, the process of acquisition of autonomy/expertise related to pedagogical guidelines in musical/instrumental performance in higher education of music.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(2)93-116