Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

ARTIGOS

Vol. 4 Núm. 2 (2017)

Relações de afinação na produção de notas resultantes de acordo com os Sistemas de Afinação Igual, Pitagórico e Justo

Enviado
diciembre 2, 2020
Publicado
2017-06-30

Resumen

O fenômeno dos sons resultantes foi abordado inicialmente pelo organista Sorge (1703–1778) e pelo violinista Tartini (1692–1770), baseado em suas experiências práticas. Helmholtz fortaleceu o conhecimento teórico e tornou-se a referência nas áreas de acústica e psicoacústica a partir dos seus estudos sobre sons combinatórios. Howard e Angus (2009) consideram que relação musical entre sons resultantes e notas musicais depende do sistema de afinação em uso e este artigo teve o objetivo de identificar as relações de afinação entre sons resultantes gerados a partir dos intervalos produzidos entre a nota Lá4 e Lá3. As notas resultantes foram analisadas a partir dos valores das frequências nos sistemas de afinação Igual, Pitagórica e Justa. O estudo foi realizado a partir de uma metodologia quantitativa que investigou os valores das frequências tendo como referência o modelo matemático de Roederer (2008) e das razões para Afinação Pitagórica e Justa propostos por Gunther (2008). Resultados mostram que cada tabela de afinação apresenta intervalos com valores que podem ser exatos com um sistema de afinação ou diferir em até meio tom em outro.

Tunning relationships between combination tones and temperaments

Abstract: Combination tones have been identified by Sorge (1703–1778) and Tartini (1692–1770) based on their instrumental experiences. Helmholtz established the theoretical framework for further studies up to today and Howard & Angus (2009) consider the musical relationship of combination tones to notes played therefore depends on the tuning system in use. This article aimed to identify the combination tones present in intervals within the octave based on Equal, Pythagoric and Just temperaments. This study analyses combination tones frequencies based on Roederer mathematical model. The tuning tables were based on ratios indicated by Gunther (2008). Results show that combination notes can be exact in one temperament or differ up to a semitone in another temperament.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.4(2)79-94