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ARTIGOS

Vol. 2 Núm. 1 (2014)

Notas sobre significação musical

Enviado
diciembre 2, 2020
Publicado
2014-11-30

Resumen

Reflexões sobre o processo de significação em música, tendo por mote a questão "o que é compreensão musical?". O assunto é, então, considerado pelas vertentes fenomênica e intelectual. A seguir, apresentam-se algumas propostas de autores que trataram do problema do significado musical, bem como das teorias surgidas para explicá-lo. Recebem especial destaque o cognitivismo e a teoria cognitiva para o significado musical, conforme sugerida por Brower (2000)—fundamentada, por sua vez, nas propostas de correspondência de padrões (Margolis, 1987) e do significado incorporado (Johnson, 1987). Por fim, intento uma junção das teorias abordadas, viabilizada por meio da correspondência entre isomorfismos fisiológicos e padrões musicais, de modo a compreender o mecanismo do processo de significação em música.

Notes about meaning in music

Abstract: In this article, I present some considerations regarding the process of musical meaning. It starts arguing about "what is musical understanding?”. The matter is then considered through phenomenic and intellectual approaches. Next, I present some proposals of authors who dealt with the problem of musical meaning; as well, the theories emerged to explain it. I dedicated special attention to cognitivismand cognitive theory for musical meaning as suggested by Brower (2000)—which is grounded in the proposals of pattern-matching (Margolis, 1987) and embodied meaning (Johnson, 1987). Finally, in order to understand the mechanisms encom- passed in the process of meaning in music, I suggest a junction of those theories, which is made possible through the matching between physiological isomorph- isms and musical patterns.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.2(1)37-59