ARTIGOS
v. 9 n. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
maio 15, 2023
-
Publicado
-
15.05.2023
Resumo
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
RAEL BERTARELLI GIMENES TOFFOLO,
Gradientes sonoros: Uma abordagem cognitiva
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
-
BEATRIZ QUIRINO MARQUETTI,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Preferência de percepção tonal em crianças com ou sem educação musical formal
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 2 (2022)
-
MARIA LUCILA GUIMARÃES JUNQUEIRA,
JOSÉ FORNARI,
Um estudo comparativo entre leitura textual e musical através da audiação
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
-
SONIA REGINA ALBANO DE LIMA,
Música, educação e sociedade
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
ANTENOR FERREIRA CORRÊA,
Notas sobre significação musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
MARCOS NOGUEIRA,
Espacialidade e sentido musical incorporado
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 1 (2019)
-
GENOVEVA SALAZAR HAKIM,
La audición musical desde las concepciones de docentes en el contexto universitario
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
-
ROSANE CARDOSO DE ARAUJO,
Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
LEANDRO MARTINS TURANO,
WALDIR JESUS DE ARAUJO LOBÃO,
GABRIEL GUIMARÃES BRAGA DOS SANTOS MENDONÇA,
Resposta emocional e preferência em três gravações de um prelúdio de Chopin
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 1 (2020)
-
COMISSÃO EDITORIAL,
DIRETRIZES PARA AUTORES
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.