O universo da composição musical contemporânea, principalmente quando relacionado com os estudos de cognição, tem especial interesse na percepção, em como o ouvinte percebe o fenômeno musical e em como as significações emergem dessa relação. Fica evidente que não há formas de estabelecermos critérios biunívocos que relacionam o som e o que o percebedor constrói a partir desse som, sem que caiamos nas armadilhas do objetivismo ou do subjetivismo. No contexto da cognição corpórea, Gibson (1966, 1979) propõe que aquilo que está disponível à percepção humana é dependente dos limiares de nossos sistemas perceptuais. Mosco Carner (1941) propõe que o movimento musical deve ser entendido como a oposição básica entre tensão e relaxamento e que, por sua vez, estes estão relacionados às características mais primais dos ritmos corporais. Extrapolando a metáfora de Carner e relacionando-a com as proposições de consciência de Damásio, acreditamos poder demonstrar que os processos de regulação básica da homeostase podem contribuir para a explicação de como surgem os gradientes musicais, em nível cognitivo, e de como, provavelmente, significamo-los.
Sound gradients: A cognitive approach
Abstract: The world of contemporary musical composition, especially when associated to the cognition studies, has a special interest on perception; on how the lis- tener perceives the musical phenomenon and on how meanings emerge from this relationship. It is clear that there is no way of establishing biunique crite- ria that relate the sound and what the perceiver builds from that sound, with- out being captured into the traps of objectivism or subjectivism. In the context of bodily cognition, Gibson (1966, 1979) proposes that what is available to human perception is dependent of thresholds from our perceptual systems. Mosco Carner (1941) suggests that the musical movement should be under- stood as the basic contrast between tension and relaxation which, in its turn, are related to the most basic characteristics of body rhythms. Extrapolating Carner's metaphor and relating it to Damasio's consciousness propositions, we believe being able to demonstrate that the basic regulatory homeostasis processes may contribute to the explanation of how the musical gradients arise in a cognitive context, and as we probably attribute meaning to it.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.1(2)73-90