ARTIGOS
v. 7 n. 2 (2020)
Construindo a performance na orquestra: O papel das competências orquestrais
- CARLOS ANDRÉ WEIDT MENDES
-
Enviado
-
julho 10, 2021
-
Publicado
-
30.06.2020
Resumo
Embora o naipe de violinos seja o mais numeroso e requisitado da prática orquetral, Flesch (1930) já observara que pouco se estudam as peculiaridades da atuação desses músicos. Os cursos de graduação geralmente preparam violinistas para a performance solo, mas a realidade de uma orquestra profissional é bem diferente da prática solista. O artigo aprofunda as questões sobre formação e atuação de violinistas de orquestra. Discuto o suporte da teoria da autopoiese (Varela, 1979), um dos fundamentos do paradigma enacionista das ciências cognitivas contemporâneas, para a argumentação aqui proposta, assim como discuto o conjunto de princípios de ação na performance orquestral, que Wulfhorst (2012) denominou orchestral modes. Argumento, portanto, que além das competências que se referem ao desenvolvimento da prática sensório-motora individual do violinista, existem outras que somente se desenvolvem pela performance coletiva, ao longo de anos de atuação profissional. Para incluir estas últimas na pedagogia de formação do violinista é preciso conhecer mais profundamente as competências que subjazem os princípios elencados por Wulfhorst.
-
MARILIA NUNES-SILVA,
PEDRO HENRIQUE SANTOS ABREU,
FLÁVIA NEVES ALMEIDA,
VITOR GERALDI HAASE,
A cognição musical em adolescentes com síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 2 (2017)
-
YAHN WAGNER PINTO,
Composition and musical gesture: The musical persona as the basis for a new composition
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO,
Experiência duracional e sentido musical: O papel dos esquemas de imagem
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 1 (2016)
-
ROSANE C. ARAÚJO,
SUSAN S. OPIECHON,
CAROLINA B. ARAÚJO,
MAITÊ V. ALONSO,
Perspectivas de estudantes/professores de música sobre o conceito de criatividade musical e características do comportamento musical criativo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior,
Regina Antunes Teixeira dos Santos,
Marcos estruturais como balizadores da prática pianística
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 1 (2023)
-
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
PAULO SÁ,
MARCOS NOGUEIRA,
MIDORI MAESHIRO,
Imaginação musical e leitura
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 1 (2023)
-
NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO,
Categorização e esquemas de imagem em música
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 1 (2019)
-
MÁRCIA HALLAK MARTINS DA COSTA VETROMILLA,
A forma e o fenômeno psicológico musical em Mário de Andrade
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 2 (2020)
-
RAEL BERTARELLI GIMENES TOFFOLO,
Gradientes sonoros: Uma abordagem cognitiva
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.