ARTIGOS
v. 7 n. 1 (2019)
Categorização e esquemas de imagem em música: Sobre um protoloco experimental
- NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO
-
Enviado
-
julho 10, 2021
-
Publicado
-
02.11.2023
Resumo
O caráter abstrato da música enseja questionamentos acerca do modo de apreensão do fluxo musical pelos ouvintes. Não é senão através da pesquisa que busca entender os mecanismos e ferramentas utilizados pela mente humana para apreender o fluxo musical, conferindo-lhe sentido, que se pode compreender a forma por meio da qual abstraímos e entendemos música. O presente artigo visa discutir as condições de validade de um protocolo experimental que objetiva investigar os dispositivos cognitivos de entendimento do fluxo musical, a partir da observação da escuta e análise de pequenos trechos musicais por ouvintes músicos. Partindo-se da teoria enacionista de que na base do processo cognitivo de categorização encontram-se memórias esquemáticas (esquemas de imagem), entendidos como arquétipos do entendimento humano, o protocolo aqui examinado visa acessar a experiência imediata de produção de sentidos musicais, tentando, tanto quanto possível, aproximar-se do estágio pré-consciente de entendimento. Neste sentido, a hipótese aqui investigada é de que as descrições linguísticas dos participantes acerca do fluxo musical experimentado podem revelar pistas de ênfases no emprego de certos esquemas de imagem na construção do sentido do fluxo musical. Analisados os resultados obtidos em experimento piloto, surgiram questões: até que ponto o lapso de tempo entre o contato com a pergunta do questionário e sua resposta é determinante para a sua consistência? Em que medida a ordem de apresentação das tarefas de escuta é determinante para a neutralidade das respostas dos participantes?
-
MICHEL IMBERTY,
Musique, temps et narrativité: Origine et destins de la musicalité humaine
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 1 (2017)
-
SONIA REGINA ALBANO DE LIMA,
Música, educação e sociedade
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
HEIDI KALSCHNE MONTEIRO,
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
ÁLVARO LUIZ DE BORTOLI,
A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
-
CHRISTIAN A. POHL,
Prática mental
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
-
MANUEL FALLEIROS,
Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
ANNA RITA ADDESSI,
FILOMENA ANELLI,
SIMONE ROMAGNOLI,
Students of higher teacher education institution observing children in a reflexive environment: Conceptions, educational practices, and role of the teachers
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
COMISSÃO EDITORIAL,
Diretrizes para autores
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
FLÁVIO DENIS DIAS VELOSO,
ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO,
A dimensão motivacional da autorregulação da aprendizagem instrumental
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 6 n. 2 (2019)
-
GUILHERME BERTISSOLO,
LIA GUNTHER SFOGGIA,
LUCIANE CARDASSI,
Converse
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 1 (2019)
-
ROGÉRIO FAGUNDES,
JENIFFER FERREIRA-COSTA,
THAIS SILVA-FERREIRA,
DANIEL BARTHOLOMEU,
GISELE GARCIA ZANCA,
JOSÉ MARIA MONTIEL,
Benefícios da musicalização para pessoas idosas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 2 (2022)
<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.