ARTIGOS
v. 9 n. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
maio 15, 2023
-
Publicado
-
15.05.2023
Resumo
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
JOAQUÍN PÉREZ,
ISABEL MARTÍNEZ,
Interacción en la improvisación jazzística: El análisis de los aspectos rítmicos en el ciclo de percepción-acción
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
PATRICIA VANZELLA,
RONALD RANVAUD,
Por dentro do ouvido absoluto: Investigações por neuroimagem
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
-
BEATRIZ RAPOSO DE MEDEIROS,
A organização temporal na fala e no canto: Estudo com foco na sincronização
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
-
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
FLÁVIO DENIS DIAS VELOSO,
ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO,
A dimensão motivacional da autorregulação da aprendizagem instrumental
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 6 n. 2 (2019)
-
TAILINE ROCHA REGINATO,
RAEL BERTARELLI GIMENES TOFFOLO,
Um panorama sobre os estudos de significação musical nos anais do SIMCAM
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 1 (2019)
-
JULIANA ABRA-OLIVATO,
MARGARIDA ALVES-MARTINS,
Linguagem escrita e Linguagem musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
FERNANDO HERBELLA,
THAYS VAIANO,
Music tonality emotions in Brazilian musical-theory naïve individuals
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 2 (2023)
-
FLÁVIO DENIS DIAS VELOSO,
ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO,
A dimensão motivacional da autorregulação da aprendizagem instrumental
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 2 (2020)
-
Clara Márcia Piazzetta,
Khauê Augusto da Rocha,
Luana Morais Zimmer,
Yolanda Aline da Silva,
Prática musical livre, instrumental e vocal, em musicoterapia
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 1 (2023)
<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.