Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

ARTIGOS

v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical

Lógica Parcial de um Algoritmo da Dificuldade: Repertório a Cappella Soprano-Contralto-Tenor-Baixo Para Coros Adultos Amadores

DOI
https://doi.org/10.34018/2318-891X.12(1)180-205
Enviado
outubro 31, 2024
Publicado
12.02.2025

Resumo

Este artigo busca explorar a natureza da dificuldade e representar, via pseudocódigo, a estrutura de dados de entrada de um algoritmo que capture como essa sensação se desenvolve na relação obra-coro. Em diálogo com áreas como programação, filosofia do valor, análise musical, técnica vocal e cognição musical, estabelecem-se conceitos de dificuldade instantânea, global e média, com formulações matemáticas para os dois últimos. Como critérios de viabilidade de uma obra para um coro, definem-se uma escala de 0 a 10 para a dificuldade média e um prazo máximo de preparação de 11 meses. Após análise de canções polifônicas de Mendelssohn, selecionam-se parâmetros composicionais e geram-se 28 instruções de observação da partitura, validadas por análise de componentes principais. Das instruções, deduzem-se 35 competências do coro correspondentes. As instruções e as competências formam a estrutura de dados de entrada do algoritmo, já disponível como protótipo no site calculadoracoral.com.br.

Referências

  1. Bartholdy, F. M. (1877a). Opus 41, Sechs Lieder für Sopran, Alt, Tenor und Bass (erstes Heft): Im Freien zu singen. [Partitura] Breitkopf und Härtel. https://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/28817/oezt
  2. Bartholdy, F. M. (1877b). Opus 48, Sechs Lieder für Sopran, Alt, Tenor und Bass (zweites Heft): Im Freien zu singen. [Partitura] Breitkopf und Härtel. https://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/29143/oezt
  3. Bartholdy, F. M. (1877c). Opus 59, Sechs Lieder für Sopran, Alt, Tenor und Bass (drittes Heft): Im Freien zu singen. [Partitura] Breitkopf und Härtel. https://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/49819/oezt
  4. Bartholdy, F. M. (1877d). Opus 88, Sechs Lieder für Sopran, Alt, Tenor und Bass (viertes Heft). [Partitura] Breitkopf und Härtel. https://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/29145/oezt
  5. Bartholdy, F. M. (1877e). Opus 100, Vier Lieder für Sopran, Alt, Tenor und Bass (fünftes Heft). [Partitura] Breitkopf und Härtel. https://imslp.org/wiki/Special:ImagefromIndex/29142/oezt
  6. Bradford, G. (2015). Achievement (1st ed.). Oxford University Press.
  7. Brinson, B. A., & Demorest, S. M. (2014). Choral Music Methods and Materials: Developing Successful Choral Programs (grades 5 to 12) (2nd ed). Schirmer/Cengage Learning.
  8. Broncano-Berrocal, F. (2020). Difficulty and Knowledge. In C. Kelp & J. Greco (Eds.), Virtue Theoretic Epistemology (1st ed., pp. 58–92). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108666404.004
  9. Brunner, D. L. (1992). Choral Repertoire: A Director’s Checklist. Music Educators Journal, 79(1), 29–32. https://doi.org/10.2307/3398573
  10. Csikszentmihalyi, M. (2013). Flow. Harper & Row, Publishers, Inc.
  11. Davids, J., & LaTour, S. A. (2012). Vocal Technique: a Guide for Conductors, Teachers, and Singers. Waveland Press.
  12. Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de Análise de Dados: Estatística e Modelagem Multivariada com Excel, SPSS e Stata. Elsevier.
  13. Gabbay, D., & Siekmann, J. (2010). Algorithms in Cognition, Informatics and Logic: A Position Manifesto. Logic Journal of IGPL, 18(6), 763–768. https://doi.org/10.1093/jigpal/jzq004
  14. Gallego-Durán, F. J., Molina-Carmona, R., & Llorens-Largo, F. (2018). Measuring the Difficulty of Activities for Adaptive Learning. Universal Access in the Information Society, 17(2), 335–348. https://doi.org/10.1007/s10209-017-0552-x
  15. Gerow, M. (1961). Criteria for Choral Program Building. Music Educators Journal, 47(6), 69–73. https://doi.org/10.2307/3389438
  16. Goffey, A. (2008). Algorithm. In M. Fuller (Ed.), Software Studies (pp. 15–20). The MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/7725.003.0004
  17. Hyman, B. A. (2009). Choral repertoire selection experiences required of undergraduate choral music education majors at selected Indiana universitie [Thesis (Master in Music), Ball State University]. http://cardinalscholar.bsu.edu/handle/20.500.14291/193587
  18. Jordan, J. (2005). The Choral Warm-Up: Method, Procedures, Planning, and Core Vocal Exercises. GIA Publications, Inc.
  19. Kitchin, R. (2017). Thinking Critically About and Researching Algorithms. Information, Communication & Society, 20(1), 14–29. https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1154087
  20. Kowalski, R. (1979). Algorithm = Logic + Control. Communications of the ACM, 22(7), 424–436. https://doi.org/10.1145/359131.359136
  21. Kuhn, M., & Johnson, K. (2013). Applied Predictive Modeling. Springer New York.
  22. Laprade, P. (2009). Two-Year College: Choral Repertoire and Standards in the Two-Year College: (Part One): ACDA and R&S in 1968. The Choral Journal, 49(12), 55–58. http://www.jstor.org/stable/23560130
  23. LaRue, J. (1992). Guidelines for Style Analysis (2nd ed.). Harmonie Park Press.
  24. Mehaffey, M. W. (2005). Introduction to the Repertoire Resource Guides. In H. J. Buchanan & M. W. Mehaffey (Eds.), Teaching Music Through Performance in Choir (Vol. 1, pp. 83–86). GIA Publications, Inc.
  25. Miguel, F., Pedrozo, W., Tineo, E., Panelli, F., Perez, F., Santos, A., Jacinto, M., & Amaral, R. (2020). Questões Acerca do Repertório no Contexto Coral Adulto e Juvenil. Revista Vórtex, 8(2), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.12
  26. Sing-Akademie zu Berlin. (n.d.-a). Über uns. Recuperado em 31 out. 2024, de https://www.sing-akademie.de/198-0-Ueber-uns.html
  27. Sing-Akademie zu Berlin. (n.d.-b). 1791-1800. Recuperado em 31 out. 2024, de https://www.sing-akademie.de/41-0-1791-1800.html
  28. Sottani, W. (2023). Dificuldade como critério de escolha de repertório para coro adulto amador: tendências da literatura. Revista Música, 23(1), 121–161. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212187
  29. Thomas, C. G. (2021). Research Methodology and Scientific Writing. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-64865-7
  30. Todd, R. L. (2001). Mendelssohn(-Bartholdy), (Jacob Ludwig) Felix. In The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2nd ed., Vol. 16). Macmillan Publishers Limited.
  31. Todd, R. L. (2003). Mendelssohn: a Life in Music. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780195110432.001.0001
  32. von Kriegstein, H. (2019). On being difficult: towards an account of the nature of difficulty. Philosophical Studies, 176(1), 45–64. https://doi.org/10.1007/s11098-017-1005-3
  33. Webb, J. L. (2007). Promoting Vocal Health in the Choral Rehearsal. Music Educators Journal, 93(5), 26–31. http://www.jstor.org/stable/4488983
  34. Yanofsky, N. S. (2010). Towards a Definition of an Algorithm. Journal of Logic and Computation, 21(2), 253–286. https://doi.org/10.1093/logcom/exq016
  35. Young, P. M. (2001). Chorus (i) [choir]. 4. From the mid-18th century to the later 19th. In The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2nd., Vol. 5). Macmillan Publishers Limited.
  36. Zbikowski, L. M. (2002). Conceptualizing Music: Cognitive Structure, Theory, and Analysis. Oxford University Press.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.