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ARTIGOS

v. 5 n. 2 (2018)

Acerca da dissonância sensorial: uma incursão na evolução de conceitos, modelos paramétricos e novas perspectivas

Enviado
dezembro 2, 2020
Publicado
20.10.2018

Resumo

Apresentamos um panorama acerca da evolução nos conceitos e modelos para representação da dissonância sensorial no contexto musical, destacando a diversidade em materiais e métodos encontrada nos experimentos realizados para elucidá-la e nos principais modelos paramétricos para sua estimação desenvolvidos desde o século XIX. Estabelecemos uma linha de condução que inicia-se nos conceitos de dissonância a partir do trabalho de Helmholtz (1875), passa pelos experimentos de Plomp e Levelt (1965), Hutchinson e Knopoff (1978) e Geary (1980), e abordamos aspectos centrais nos modelos propostos por Sethares (1998) e Vassilakis (2001), que se apóiam na relação com o fenômeno da rugosidade. Como resultado da possibilidade de se estimar graus de dissonância, apresentamos novas perspectivas de aplicações na modelagem da dissonância para instrumentação e criação musical, tendo como referência a técnica de geração de timbres baseada na relação espectro-escala de Sethares.

About sensory dissonance: an incursion into the evolution of concepts, parametric models and new perspectives

Abstract: We present a panorama about the evolution of concepts and models for the representation of sensory dissonance in the musical context, highlighting the diversity of materials and methods found in the experiments performed to elucidate it and in the main parametric models for its estimation developed since the 19th century. We established a driving line that starts with the concepts of dissonance from Helmholtz's work (1875), goes through the experiments of Plomp and Levelt (1965), Hutchinson and Knopoff (1978) and Geary (1980), and we discuss central aspects in the models proposed by Sethares (1998) and Vassilakis (2001), which are based on the relation with the phenomenon of roughness. As a result of the possibility of estimating degrees of dissonance, we present new perspectives of applications in dissonance modeling for instrumentation and musical creation, having as reference the technique of timbre generation based on the spectrum-scale relationship of Sethares.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(2)17-38

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