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ARTIGOS

v. 9 n. 1 (2021)

Prática inicial de peças para piano com privação de feedback auditivo externo: Comportamentos e focos observados

  • RENAN MOREIRA MADEIRA
  • REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS
Enviado
maio 15, 2023
Publicado
15.05.2023

Resumo

16 estudantes de quatro diferentes níveis acadêmicos tiverem sua prática inicial de uma peça do compositor Franz Schubert gravada em áudio e vídeo. Cada estudante participou de duas sessões de coleta de dados, em duas diferentes condições de privações sensoriais cujo fator comum envolveu a privação de feedback auditivo externo. A Condição A (prática mental com simulação) envolveu a privação do piano e da partitura, ao passo que a Condição B consistiu da prática em um piano elétrico desligado. Dados produzidos, na forma de registros em áudio e vídeo das sessões de prática, foram analisados buscando identificar quais comportamentos de prática foram empregados pelos participantes durante as sessões de estudo, assim como visando quantificar tais comportamentos de modo a compreender mudanças na abordagem da prática em função da condição de privação sensorial vivenciada. Os resultados sugerem que a condição de prática mental simulada inclinou os participantes à abordagem de segmentos estruturais mais curtos, com uma maior incidência de enganos à medida que a extensão dos trechos aumentava ao passo que a prática com o piano desligado privilegiou a abordagem de mãos juntas e de segmentos maiores. Tomados juntos esses resultados sugerem que a prática mental propicia a abordagem de segmentos menores (o que também a torna mais proveitosa), fornecendo evidências para o gerenciamento de aspectos relativos à memória nessa modalidade de estudo.

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