ARTIGOS
v. 9 n. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
maio 15, 2023
-
Publicado
-
15.05.2023
Resumo
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
RHAINARA LIMA CELESTINO FERREIRA,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Validação do protocolo de avaliação em musicoterapia para bebês prematuros (PAMBP)
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 2 (2021)
-
LEANDRO TAVEIRA SOARES,
A microanálise da aprendizagem musical autorregulada como ferramenta para o desenvolvimento da pedagogia da performance
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 7 n. 2 (2020)
-
ROSANE C. ARAÚJO,
SUSAN S. OPIECHON,
CAROLINA B. ARAÚJO,
MAITÊ V. ALONSO,
Perspectivas de estudantes/professores de música sobre o conceito de criatividade musical e características do comportamento musical criativo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
ARÍCIA FERIGATO,
RICARDO DOURADO FREIRE,
Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: A metacognição como objeto de análise
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
DIANA SANTIAGO,
Vestígios da música no tempo: Pesquisas em memória e performance musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
MÁRIO ANDRÉ WANDERLEY OLIVEIRA,
CRISTINA MIE ITO CERESER,
LIANE HENTSCHKE,
Tecnologias de informação e comunicação na educação musical: Um estudo sobre a autoeficácia de professores de música no Brasil
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
-
ANDERSON CÉSAR ALVES,
RICARDO DOURADO FREIRE,
Processos de construção da expertise na clarineta: Investigação das trajetórias de clarinetistas brasileiros
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
Luciana Karine de Souza,
Sofia Silva,
Rutchelle Marques Rodriguez Garcia,
Guilherme de Mesquita Costa Parentes,
Anna Paula Couto de Souza Abdon,
Nathália Pereira da Silva,
Felipe Sant'Ana Vargas,
Interface Psicologia-Música em Artigos Publicados
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
RODRIGO DUETI,
SONIA RAY,
ELISA ALVES,
Psicoterapia breve e ansiedade na performance musical: Aplicabilidade e resultados
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
-
TATIANA DUMAS MACEDO,
Performance musical na indeterminação
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 6 n. 2 (2019)
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.