Agradecimentos


Aos participantes do IV Encontro de Cognição e Artes Musicais,

Em nome da Comissão Organizadora do ENCAM 4, expressamos nossa mais sincera gratidão a todos que fizeram parte deste evento. Sua presença e engajamento foram essenciais para o sucesso de uma edição especial.

Tivemos a honra de contar com mais de 70 participantes, que assistiram e participaram ativamente de 17 sessões de comunicações orais, 4 conferências e 3 mesas-redondas. O evento abrangeu quatro dias de atividades, com sessões exclusivamente virtuais e sessões híbridas realizadas em três pontos geográficos distintos do país (São Paulo, Curitiba e Salvador), o que tornou o encontro mais inclusivo e acessível para uma audiência diversificada.

Na conferência de abertura, tivemos a honra de contar com a presença de Diana Deutsch, figura pioneira na área da Psicologia da Música. Sua fala, seguida por uma sessão de discussão com a pesquisadora, proporcionou-nos a possibilidade de refletir sobre as perspectivas para a Cognição Musical no século XXI.

As mesas-redondas e conferências de cada eixo temático trouxeram à tona discussões essenciais sobre a criatividade, a conectividade e a expertise no contexto da cognição musical, oferecendo perspectivas cruciais para entendermos a cognição e as artes musicais em um mundo em constante transformação.

Gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento aos pesquisadores convidados, que enriqueceram nossas mesas-redondas e conferências com suas valiosas contribuições.

Agradecemos também os pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação por compartilharem suas investigações e enriquecerem o debate acadêmico, bem como os pareceristas, cuja análise criteriosa dos trabalhos submetidos garantiu a excelência científica do encontro.

Estendemos nossos agradecimentos também aos moderadores e membros das equipes técnicas, cuja competência foi essencial para a realização de cada atividade.

Por fim, mas não menos importante, agradecemos a equipe executiva, pela incansável dedicação e trabalho coletivo que deram vida a este evento, e, especialmente, aos coordenadores dos eixos temáticos, por seu comprometimento ao longo de todo o processo de concepção e execução da quarta edição do ENCAM.

A presença e o engajamento de todos vocês foram fundamentais. Sem a participação e colaboração de cada um, o ENCAM 4 não teria alcançado tamanho sucesso.

Muito obrigada por estarem conosco nesse encontro!

Nos vemos em São Paulo, na ICMPC 18 [21 a 25 de julho, 2025]!

ABCM / Comissão Organizadora do ENCAM 4

Sobre o IV ENCAM

Convidamos pesquisadores/as, docentes, discentes de pós-graduação e graduação, e profissionais da área e de áreas afins, que desenvolvam pesquisas em cognição musical, a participarem do IV ENCAM – Encontro de Cognição e Artes Musicais.

Norteado pelo tema “Criatividade, conectividade, expertise: desafios da cognição musical no século XXI”, este será um fórum multidisciplinar dedicado a amplo espectro de debates de questões científicas relevantes ao est]udo dos processos cognitivos relacionados à música.

Promovida pela ABCM em parceria com Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), a 4ª edição do ENCAM ocorrerá de 10 a 13 de setembro de 2024, em formato híbrido, com sedes em Salvador, São Paulo e Curitiba. Constituirão a programação do evento: conferências, mesas redondas, simpósios temáticos e sessões de comunicações orais e artísticas.

O ENCAM 4 contará com três eixos temáticos.

Cultura e criatividade / UFBA
Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Bertissolo (UFBA)

Os estudos da criatividade apresentam desafios contemporâneos que repousam na insuficiência dos relatos subjetivos, nos limites impostos pela consciência e pela necessidade do estabelecimento de modelos residentes para o entendimento da nossa experiência com a música. Neste simpósio são bem-vindos trabalhos que discutam as diversas dimensões cognitivas da criatividade, considerando sua articulação com a cultura, em processos de composição, performance, improvisação e ensino, contribuindo para a consolidação deste campo de pesquisa no país.

Conectividade: do cérebro aos algoritmos / Unesp
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Mesquita (Unesp)

A palavra conectividade está se tornando recorrente em pesquisas, meios de comunicação e redes virtuais. A exemplo do Projeto Genoma Humano, iniciado na década de 1990, o Projeto Conectoma Humano, iniciado em 2009, traz novas e decisivas contribuições para o entendimento do cérebro humano, da cognição musical e mesmo do desenvolvimento de algoritmos para diversas áreas de aplicação. Neste simpósio temático, esperamos recepcionar contribuições sobre esses temas, visando novos olhares e novas discussões a partir de perspectivas atuais da neurociência.

Expertise e desempenho / UFPR
Coordenador: Prof. Dr. Danilo Ramos (UFPR)

Os pesquisadores no campo da psicologia da expertise musical procuram investigar o conhecimento especializado ou o conjunto de habilidades que musicistas adquirem ao longo de suas vidas, geralmente por meio de experiência, educação formal ou treinamento. Nesse sentido, trabalhos de cunho teórico, empírico ou demonstrativo que procurem investigar as mais variadas atividades relacionadas ao fazer musical serão muito bem-vindos a este simpósio temático.

Programação

O IV ENCAM será realizado em formato híbrido, combinando participação presencial e virtual. Cada sede hospedará a programação de um dia do evento, com programação presencial transmitida ao vivo para as outras sedes e participantes online.

No primeiro dia, coordenado pela ABCM, toda a programação será virtual. No segundo dia, a programação é sediada na Unesp (São Paulo), com mesa-redonda e conferência integradas ao eixo temático “Conectividade: do cérebro aos algoritmos”, coordenado por Marcos Mesquita. Na UFPR (Curitiba), sob coordenação de Danilo Ramos, teremos a programação do terceiro dia, com mesa-redonda e conferência integradas ao eixo temático “Expertise e desempenho”. O quarto e último dia do evento acontece na UFBA (Salvador), com mesa-redonda e conferência integradas ao eixo temático “Cultura e criatividade”, coordenado por Guilherme Bertissolo.

As sessões de comunicações orais e/ou artísticas dos três eixos temáticos serão distribuídas ao longo de todo o evento, tanto em formato virtual quanto presencial com transmissão ao vivo.

A programação completa do IV ENCAM está disponível aqui.
Em breve, divulgaremos o dia e horário de todas as apresentações de trabalhos.

Chamadas de trabalho

Sistema de Submissão Online

Clique para acessar o sistema de submissão online do ENCAM4

 

Comente