A área de pesquisa, no Brasil, voltada à Cognição Musical ganhou, ao final de 2004, um espaço interdisciplinar no campo de eventos científicos.

Os professores Maurício Dottori e Beatriz Ilari imaginaram fazer um evento que acolhesse trabalhos envolvendo estudos sobre a mente musical ligados a distintas áreas de conhecimentos, trabalhos estes que eram, em geral, recusados nos eventos por sua característica interdisciplinar.

A organização do I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM partiu de uma abordagem bem ampla envolvendo as áreas da Linguística,

Semiologia e Psicologia Social. Mesmo sendo a primeira edição de um evento, houve ajuda financeira da Fundação Araucária e o SIMCAM foi realizado de 31 de março a 3 de abril de 2005, na Universidade Federal do Paraná.

Os professores Rodolfo Coelho de Souza, Maurício Dottori e Beatriz Ilari foram os editores dos Anais do evento, em um volume com 471 páginas.

Foi um Simpósio de grandes proporções, reunindo aproximadamente 600 participantes de várias partes do mundo.

No ano seguinte, os professores organizadores realizaram, também em Curitiba, nova edição do evento, o II Simpósio de Cognição e Artes Musicais, acolhendo exclusivamente trabalhos de pesquisadores brasileiros.

A partir disso, decidiram intercalar edições internacionais e nacionais do SIMCAM, sem, contudo, alterar sua sigla. No jantar de confraternização do II SIMCAM, nasceu a ideia de se organizar a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM).

A primeira equipe a dirigir a Associação e estabelecer suas bases filosóficas foi formada por Beatriz Ilari, Diana Santiago, Rosane Cardoso de Araújo e Zélia Chueke.

Os primeiros objetivos estabelecidos por essa equipe para a Associação foram: orientar e promover os encontros anuais quanto ao seu direcionamento científico; publicar uma revista científica anual para os sócios e alcançar projeção internacional para eventos, articulando trabalhos em cognição e música.

Essa equipe não se preocupou em definir o que entendiam por cognição musical, mas sim acolher e identificar as áreas de conhecimento que se aproximavam da articulação cognição e música.

O primeiro resultado significativo desta proposta foi a contribuição para o entendimento sobre cognição em outros eventos científicos da área de música no país, como nos congressos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e da Associação Brasileira de Educação Musical, (ABEM).

De modo ininterrupto, os SIMCAMs vêm acontecendo em diferentes cidades brasileiras, graças à disponibilidade e ao empenho de inúmeros pesquisadores brasileiros.

Em 2007, na cidade de Salvador/BA, aconteceu o III SIMCAM, tendo acolhido um número significativo de participantes estrangeiros; em 2008, a USP, em São Paulo/SP, sediou o 4º evento; em 2009, a UFG organizou, em Goiânia/GO, o V SIMCAM; o VI SIMCAM ocorreu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 2010, na UFRJ; e o VII SIMCAM foi realizado em Brasília/DF, em 2011, pela UnB.

A disposição e determinação de pessoas reunidas em assembleia no ano de 2011, na cidade de Brasília, possibilitou a eleição da primeira diretoria da ABCM com a incumbência de organizar o estatuto da Associação para o ano de 2012, bem como para a sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

O VIII SIMCAM foi realizado em Florianópolis/SC, no ano de 2012, na UDESC; em 2013, a UFPA realizou o IX SIMCAM, em Belém/PA; o X SIMCAM ocorreu em Campinas/SP, na Unicamp, em 2014; em 2015, a UFG realizou novamente o evento, o XI SIMCAM, em Pirenópolis/GO; o XII SIMCAM ocorreu em Porto Alegre/RS, em 2016, realizado pela UFRGS; e, em 2017, a UFPR tornou a realizar o evento, em Curitiba/PR.

Nesta última edição do SIMCAM, a Assembleia da ABCM resolveu tornar o evento bienal e sua próxima edição ocorrerá em 2019.

A ABCM comprometeu-se a empenhar todos os esforços para a promoção dos Encontros de Cognição e Artes Musicais, ENCAMs, a serem realizados, nos anos pares, por instituições parceiras.