Os processos criativos desempenham um papel central na experiência musical. Ouvir, compor, tocar e improvisar são atividades criativas que mobilizam imaginação e construção de sentido, entrelaçando percepção, ação e pensamento. Este livro traz contribuições para o estudo dos processos criativos em música por diversas perspectivas.

Os textos que compõem esse volume são aprofundamentos dos trabalhos apresentados no III Encontro de Cognição e Artes Musicais – Internacional, o ENCAM 3, que ocorreu em formato remoto entre os dia 18 e 20 de novembro de 2020, promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia
(PPGMUS/UFBA). Os autores, vinculados a universidades das cinco regiões brasileiras e do Canadá, apresentaram reflexões em sessões de apresentações de trabalhos de pesquisa. Os textos foram, aqui, agrupados em cinco seções, que cobrem as temáticas: Cognição e Educação Musical, Criatividade no Ensino de Música, Cognição e(m) Processos de Criação, Processos Criativos Colaborativos e Cognição em Interfaces com Mídias e Público.

Guilherme Bertissolo e Marcos Nogueira (Orgs.)

Comente