PRESENÇA CONFIRMADA! Diana Deutsch fará a conferência de abertura no IV ENCAM!

Perception and Cognition of Musical Illusions – Individual and Cultural Variations
It is generally assumed that when we listen to music, people with normal hearing agree in terms of what they hear. In this talk I’ll be showing by the use of musical illusions, that people can differ strikingly in how they hear even simple musical patterns. Some such disagreements reflect variations in brain organization, and others result from cultural diversity, particularly involving language. The illusions are demonstrated during the talk.

Nascida em Londres em 1938, Diana Deutsch é professora emérita do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, San Diego, e professora adjunta do Centro de Pesquisa Computacional em Música e Acústica, no Departamento de Música da Universidade de Stanford. Pesquisadora pioneira no campo da psicologia da música, é internacionalmente reconhecida por suas pesquisas referentes a ilusões e paradoxos musicais.

Deutsch tem mais de 200 publicações, incluindo “Musical Illusions and Phantom Words: How Music and Speech Unlock Mysteries of the Brain” (2019), “The Psychology of Music” (1ª edição, 1982; 2ª edição, 1999; 3ª edição, 2013) e os discos “Musical Illusions and Paradoxes” (1995) e “Phantom Words and Other Curiosities” (2003).

Foi eleita membro da American Association for the Advancement of Science, da Acoustical Society of America, da Audio Engineering Society, da Society of Experimental Psychologists, da American Psychological Society (renomeada como Association for Psychological Science), e da American Psychological Association. Ela recebeu o Prêmio Rudolf Arnheim por Realização Extraordinária em Psicologia e Artes da American Psychological Association, o Prêmio Gustav Theodor Fechner por Contribuições Extraordinárias para Estética Empírica, da International Association of Empirical Aesthetics, o Prêmio de Escrita Científica para Profissionais em Acústica da Acoustical Society of America e o Prêmio Medalha de Ouro da Audio Engineering Society por “contribuições ao longo da vida para a compreensão do mecanismo auditivo humano e da ciência da psicoacústica”.

Comente