Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

ARTIGOS

v. 6 n. 2 (2019)

Performance musical e o corpo: Sobre os gestos expressivos “acompanhantes”

Enviado
julho 10, 2021
Publicado
30.06.2019

Resumo

O trabalho enfoca os diferentes conceitos de “gesto” que suporta a prática interpretativa, relacionando-os com os conceitos de “movimento”e “gesto corporal” (Madeira & Scarduelli, 2014) e as affordances de Gibson (1979), para então discutir a tipologia do “gesto” como embasamento para um modelo de análise musical cognitiva (Ben-Tal, 2012; Zbikowski, 2011, Madeira & Scarduelli, 2015).O artigo pretende discutir a ideia de que os gestos físicos que constituem a performancemusical contém informações a respeito da expressão musical (Leman et al., 2012; Davidson, 2012), relacionando esses conceitos para explicar de que modo a interação instrumento-performer determina o entendimento do músico e o resultado da produção artística. O gestual será abordado pela teoria da cognição incorporada (Johnson, 1987) e o instrumento pela abordagem ecológica como discutida por Windsor e de Bézenac (2012). A revisão referida pretendeu relacionar conceitos a fim de clarificar o conceito de “gesto” em performance musical. A presente pesquisa reconhece o gesto como ação de caráter expressivo do performer, ao mesmo tempo codificador e resultado de processos cognitivos. O trabalho considera que, na pesquisa atual, há uma valorização do gestual diretamente envolvido na produção sonora e uma negligência no estudo do gesto “acompanhante”. A hipótese central do trabalho é a importância desse gesto acompanhante/expressivo na prática instrumental, que revela informações únicas a respeito do discurso musical.

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.