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ARTIGOS

v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical

Uso da representação mental por um pianista na aprendizagem de harmonia: um estudo de caso

DOI
https://doi.org/10.34018/2318-891X.12(1)306-324
Enviado
novembro 5, 2024
Publicado
12.02.2025

Resumo

Em cursos de graduação em música no Brasil, estudantes de piano costumam apresentar dificuldades no estudo de harmonia. Segundo a Teoria Geral da Expertise, de Anders Ericsson, o domínio de qualquer habilidade depende da eficácia das representações mentais, estruturas mnemônicas que auxiliam na rápida recuperação de informações armazenadas na memória de longo prazo. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar o papel das representações mentais de um estudante de piano na resolução de um teste envolvendo seis questões de harmonia, todas retiradas de uma prova de um vestibular de música. O estudante foi submetido à aplicação de um protocolo think-aloud durante a realização do teste. Sua fala foi transcrita e submetida a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o estudante não acertou nenhuma das questões. Acredita-se que isto tenha ocorrido por conta de falhas em suas representações mentais durante a resolução do teste.

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