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ARTIGOS

Vol. 5 Núm. 1 (2017)

Composição e cognição: Contribuições da cognição incorporada para a criação de estratégias para o compor

Enviado
diciembre 2, 2020
Publicado
2023-11-26

Resumen

Esse artigo enfoca noções da cognição incorporada que se articulam em aspectos da composição musical, tais como memória, expectativa, gesto e metáfora, de modo a possibilitar a criação de estratégias para o compor. A principal questão que norteia o texto é: como a composição e cognição podem se entrelaçar? Essa questão se desdobra em uma outra indagação: o que pode uma informar à outra? Os conceitos que fundamentam as pesquisas relacionadas têm como referência central o conceito de mente incorporada no estudo do sentido musical e dos processos criativos envolvidos nas práticas musicais. Pretendo discutir como alguns dos mecanismos do entendimento, que são mais amplamente aplicados na descrição da experiência musical sob o prisma da percepção e da análise, podem possibilitar a criação de estratégias em composição, contribuindo para o ensino e a teoria do compor, a partir da articulação entre a semântica cognitiva e a semântica cultural proposta em uma pesquisa em andamento.

Composition and cognition: Contributions of embodied cognition to the crea- tion of strategies for composing

Abstract: This paper focuses on the notions of embodied cognition which connect to aspects musical composition, such as memory, expectation, gesture and metaphor, in order to make possible the proposition of strategies for musical composition. The main question which guides the paper is: how composition and cognition may interact? This question is developed in another one: what may composition and cognition inform each other? The concepts which support the researches take as reference the notion of embodied mind for the study of musical meaning and for the understanding of creative processes involved in the musical practices. I shall discuss how some mechanisms of understanding more commonly applied to perception and analysis may allow us to create strategies for musical composition, contributing for a theory of composition based on the articulation between cognitive semantics and cultural semantics.

https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(1)57-77

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