ARTIGOS
Vol. 9 Núm. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
mayo 15, 2023
-
Publicado
-
2023-05-15
Resumen
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
ANA ESTER CORREIA MADEIRA,
TERESA MATEIRO,
Motivação na aula de música: Reflexões de uma professora
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 1 Núm. 1 (2013)
-
João Gabriel Caldeira Pires Ferrari Ferrari,
Performance musical e o corpo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 6 Núm. 2 (2019)
-
Liliane Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza,
Ana Caroline de Paula,
Gerson Flores-Gomes,
Valdomiro de Oliveira,
Gislaine Cristina Vagetti,
Desempenho em teste perceptivo musical de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
PAULO SÁ,
MARCOS NOGUEIRA,
MIDORI MAESHIRO,
Musical Imagination and Reading
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 1 (2023)
-
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior,
Regina Antunes Teixeira dos Santos,
Marcos estruturais como balizadores da prática pianística
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 1 (2023)
-
DANIEL OLIVEIRA CRESTE,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Dissonâncias não influenciam as habilidades visuoespaciais ou as emoções de universitários saudáveis
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 2 (2022)
-
LARISSA DE OLIVEIRA GASPAR,
GEÓRGIA MUCCILLO DEXHEIMER,
Impacto da intervenção com música na qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 8 Núm. 2 (2021)
-
ANTENOR FERREIRA CORRÊA,
Por uma epistemologia da composição musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 2 (2017)
-
Aline Moreira Brandão André,
Jhonys Araujo,
Cristiano Mauro Assis Gomes,
Cybelle Maria Veiga Loureiro,
Validade estrutural das Escalas Nordoff Robbins e IMTAP
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
LUIS FELIPE OLIVEIRA,
O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 2 Núm. 1 (2014)
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.