ARTIGOS
Vol. 9 Núm. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
mayo 15, 2023
-
Publicado
-
2023-05-15
Resumen
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
HEIDI KALSCHNE MONTEIRO,
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
ÁLVARO LUIZ DE BORTOLI,
A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 3 Núm. 1 (2015)
-
Tatiana Dumas Macedo,
Performance musical na indeterminação
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 6 Núm. 2 (2019)
-
SONIA REGINA ALBANO DE LIMA,
O pensamento transdisciplinar no cenário musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 2 (2022)
-
JULIO MERLINO,
Processos de formação de sentido musical: O caso da improvisação jazzística
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 1 (2016)
-
FRED CUMMINS,
Joint speech: The missing link between speech and music?
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 1 Núm. 1 (2013)
-
Nayana Di Giuseppe Germano,
Hugo Cogo-Moreira,
Arthur Rinaldi,
Graziela Bortz,
Teste para avaliação do ouvido relativo por meio de tríades em primeira inversão
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 1 (2023)
-
MARCOS NOGUEIRA,
O ato da escuta e o entendimento da música como forma
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 2 Núm. 1 (2014)
-
ROSEMYRIAM CUNHA,
Musicoterapia: Música e saúde em prática
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 2 (2017)
-
Jessica Alves da Silva,
Gislaine Cristina Vagetti,
Samantha Stefani Lino Nobre de Oliveira,
Lincoln Thiengo Ferreira,
O Método Dalcroze de Educação Musical para Pessoas Idosas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 10 Núm. 2 (2023)
-
Andressa Araujo,
Guilherme Bertissolo,
Música y psicoanálisis: una aproximación a los procesos creativos y sus dimensiones inconscientes
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 1 (2023)
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.