Este artigo busca colaborar no resgate do pensamento do teórico franco-suíço Mathis Lussy (1828-1910), importante a seu tempo, hoje quase esquecido, mas presente na herança de alunos como Dalcroze. Lussy foi pioneiro no desenvolvimento de uma teoria original sobre performance expressiva integrando conhecimentos da pedagogia, psicofisiologia e teoria do ritmo musical. Buscamos expor um pouco da teoria dos acentos aplicados, métrico, rítmico e expressivo e suas relações com as acentuações dinâmica e agógica. A teoria do tempo rubato, importante contribuição de Lussy, suscitou a análise de alguns exemplos paradigmáticos, utilizando procedimentos experimentais que envolveram extração de dados de gravações através de softwares específicos para este fim. Por fim, abordamos a questão do bonne mesure, controversa, mas não obstante precursora das teorias de hipermetro, hemíolas e modulação métrica.
The problem of rhythmic flexibility in the theory of Mathis Lussy
Abstract:This paper intends to collaborate to the rescue of the theoretical contribution of Mathis Lussy (1828-1910), famous at his time, almost forgotten today, but present in the heritage of his students, like Dalcroze. Lussy was a pioneer in the development of an original theory about expressive performance integrating the knowledge of pedagogy, psychophysiology and the theory of musical rhythm. We explain some of his theory of applied musical accents, metrical, rhythmic and expressive, and its relation to the dynamic accent and agogic. The theory of rubato, important contribution of Lussy, suggested the analysis of some paradigmatic examples using experimental procedures that required data extraction from recordings with appropriate software. Finally, we approached the question of the bonne mesure, controversial but forerunner of the theories of hypermeter, hemiolas and metric modulation.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.6(1)67-86
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