ARTIGOS
v. 7 n. 2 (2020)
Construindo a performance na orquestra: O papel das competências orquestrais
- CARLOS ANDRÉ WEIDT MENDES
-
Enviado
-
julho 10, 2021
-
Publicado
-
30.06.2020
Resumo
Embora o naipe de violinos seja o mais numeroso e requisitado da prática orquetral, Flesch (1930) já observara que pouco se estudam as peculiaridades da atuação desses músicos. Os cursos de graduação geralmente preparam violinistas para a performance solo, mas a realidade de uma orquestra profissional é bem diferente da prática solista. O artigo aprofunda as questões sobre formação e atuação de violinistas de orquestra. Discuto o suporte da teoria da autopoiese (Varela, 1979), um dos fundamentos do paradigma enacionista das ciências cognitivas contemporâneas, para a argumentação aqui proposta, assim como discuto o conjunto de princípios de ação na performance orquestral, que Wulfhorst (2012) denominou orchestral modes. Argumento, portanto, que além das competências que se referem ao desenvolvimento da prática sensório-motora individual do violinista, existem outras que somente se desenvolvem pela performance coletiva, ao longo de anos de atuação profissional. Para incluir estas últimas na pedagogia de formação do violinista é preciso conhecer mais profundamente as competências que subjazem os princípios elencados por Wulfhorst.
-
IVAN MORIÁ,
RENATO TOCANTINS SAMPAIO,
Revisão sistemática sobre a cognição social em musicoterapia: Perspectivas e relações
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 2 (2021)
-
MARCOS MESQUITA,
Segmentation and Juxtaposition: A brief critical survey
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
-
BEATRIZ QUIRINO MARQUETTI,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Pitch perception preference in children with or without formal musical education
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
GUILHERME BERTISSOLO,
PAULO COSTA LIMA,
Capoeira e composição: diálogos entre cognição e processos criativos
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
RICARDO DOURADO FREIRE,
Relações de afinação na produção de notas resultantes de acordo com os Sistemas de Afinação Igual, Pitagórico e Justo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 2 (2017)
-
ANDREI LIQUER S. DE ABREU,
REGINA ANTUNES T. DOS SANTOS,
Comunicações do amor em três Ponteios de Guarnieri: Perspectivas de ouvintes músicos e diletantes
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
GENOVEVA SALAZAR HAKIM,
JUAN CAMILO VÁSQUEZ OCAMPO,
Categorías de análisis tímbrico orientadas al desarrollo auditivo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 1 (2021)
-
CRISTINA TOURINHO,
ROBERTA G. AZZI,
MARILDA A. DANTAS,
Crenças de autoeficácia ocupacional de estudantes e recém-egressos de cursos de bacharelado em violão
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
-
MIGUEL IAGO CAVALCANTI,
VIVIANE DOS SANTOS LOURO,
A escuta musical como desencadeadora de sofrimento psíquico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 2 (2023)
-
ALINE MOREIRA ANDRÉ,
CRISTIANO MAURO ASSIS GOMES,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Escalas Nordoff Robbins: Uma revisão bibliográfica
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 2 (2016)
<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.