ARTIGOS
v. 10 n. 1 (2022)
Composição e análise de uma ópera cômica: Investigando a construção do sentido musical
-
Enviado
-
maio 21, 2023
-
Publicado
-
04.06.2023
Resumo
Pretendo demonstrar a contribuição de certos dispositivos cognitivos na regulação de processos que determinam as escolhas perceptivas e os modos de construção do sentido musical no processo composicional de uma ópera cômica. Para tal, a partir do libreto A Sonâmbula, de Machado de Assis, desenvolvo a composição e uma análise reflexiva da composição de uma ópera em dois ciclos: (i) no primeiro, segundo os princípios de uma semântica formalista, gero a primeira versão da ópera; e (ii) no segundo, a partir da aplicação de dispositivos de uma semântica incorporada, produzo a versão final da ópera. Cotejando os resultados artísticos dos dois ciclos, discuto o processo de produção do sentido musical que regula os atos compositivos, ressaltando o papel de dispositivos cognitivos descritos pelas teorias enacionistas das ciências cognitivas contemporâneas, ainda pouco abordados pela literatura em composição musical, particularmente no gênero operístico.
-
Jessica Alves da Silva,
Gislaine Cristina Vagetti,
Samantha Nobre de Oliveira,
Lincoln Thiengo Ferreira,
O Método Dalcroze de Educação Musical para Pessoas Idosas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 2 (2023)
-
MARIA LUCILA GUIMARÃES JUNQUEIRA,
JOSÉ FORNARI,
Um estudo comparativo entre leitura textual e musical através da audiação
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 2 (2014)
-
Drª. Aline Moreira Brandão André,
Dr. Jhonys Araujo,
Dr. Cristiano Mauro Assis Gomes,
Drª. Cybelle Loureiro,
Validade estrutural das Escalas Nordoff Robbins e IMTAP
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
JÉSSICA MARTELLI ,
BETÂNIA PARIZZI,
MARINA HORTA FREIRE,
Efeitos psicofisiológicos da música
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
ROSEANE YAMPOLSCHI,
A eficácia da encenação gestual na prática da improvisação livre para fins de criação musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 2 (2017)
-
DANIEL OLIVEIRA CRESTE,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Dissonâncias não influenciam as habilidades visuoespaciais ou as emoções de universitários saudáveis
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 2 (2022)
-
MARCOS NOGUEIRA,
O ato da escuta e o entendimento da música como forma
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 1 (2014)
-
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior,
Regina Antunes Teixeira dos Santos,
Marcos estruturais como balizadores da prática pianística
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 11 n. 1 (2023)
-
FERNANDO LIMA,
CAROLINE CAREGNATO,
A execução e a composição melódicas como estratégias para facilitar o ditado melódico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 1 (2021)
<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.