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ARTIGOS

v. 8 n. 2 (2021)

Memória absoluta para alturas como um componente cognitivo hipotético para a retenção da Tônica

Enviado
fevereiro 15, 2021
Publicado
23.12.2021

Resumo

Este artigo tem como objetivo escrutinizar um pressuposto teórico da prática tonal, de que se pode aumentar a tensão harmônica globalmente ao alterar o acorde que exerce a função de Tônica (processo denominado modulação) e diminui-la quando o acorde original reassume a função de Tônica. Isso implica que um ouvinte deveria ser capaz de reconhecer simultaneamente a Tônica local e a Tônica principal após uma modulação. Os resultados de pesquisas experimentais são divergentes, alguns corroborando a existência desta habilidade cognitiva (Lerdahl & Krumhasl, 2007), outros questionando-a (Cook, 1987; Bigand & Parncutt, 1999; Marvin & Brinkman, 1999; Farbood, 2016). Neste artigo, hipotetizamos que a retenção da Tônica principal após modulações na música tonal somente é possível para indivíduos capazes de reter na memória alguma forma de informação absoluta sobre alturas e que esta habilidade é utilizada conjuntamente com a memória relativa para alturas.

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