O objetivo do artigo é apresentar o paradigma da cognição incorporada e apontar suas contribuições para uma pedagogia da performance. Nessa perspectiva epistemológica, o corpo é o vetor semântico a partir do qual nossa relação com o mundo é construída. As categorias e os conceitos que usamos para descrever o mundo não são fixos, mas construídos interativamente pela nossa relação corporal com o ambiente. Esse percurso epistemológico contraria abordagens mais tradicionais da cognição ao romper com o dualismo cartesiano entre corpo/mente e sujeito/objeto por entender que tais pressupostos não apresentam condições necessárias para explicar nossos processos de construção de sentidos. Dentre esses pressupostos gostaria de destacar a concepção de que sujeito e objeto de conhecimento são instâncias autônomas, o que será criticado no presente artigo por meio do conceito de “jogo” do filósofo Hans-George Gadamer.
Performance at play: an embodied perspective for a pedagogy of music performance
Abstract: This paper aims to address the embodiment cognition and its contributions to a pedagogy of the performance. On this epistemological perspective, the body is a semantical vector that builds our relationship with the world. The categories and concepts used to describe the world are not stable, they are constructed interactively by our bodily connection with the environment. This epistemological path questions more traditional understandings of cognition by the dissolution of Cartesian dualism like body/mind or subject/object. It also assumes that these dualisms aren’t sufficient to comprehend meaning production. One of the traditional pre-suppositions that this paper address is the conception that subject and object of knowledge are autonomous. This presupposition will be criticized through the concept of “play” following the philosopher Hans-Georg Gadamer.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(1)93-116
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