ARTIGOS
v. 5 n. 1 (2017)
Performance em jogo: Por uma perspectiva incorporada para a pedagogia da performance musical
-
Enviado
-
dezembro 2, 2020
-
Publicado
-
26.11.2023
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar o paradigma da cognição incorporada e apontar suas contribuições para uma pedagogia da performance. Nessa perspectiva epistemológica, o corpo é o vetor semântico a partir do qual nossa relação com o mundo é construída. As categorias e os conceitos que usamos para descrever o mundo não são fixos, mas construídos interativamente pela nossa relação corporal com o ambiente. Esse percurso epistemológico contraria abordagens mais tradicionais da cognição ao romper com o dualismo cartesiano entre corpo/mente e sujeito/objeto por entender que tais pressupostos não apresentam condições necessárias para explicar nossos processos de construção de sentidos. Dentre esses pressupostos gostaria de destacar a concepção de que sujeito e objeto de conhecimento são instâncias autônomas, o que será criticado no presente artigo por meio do conceito de “jogo” do filósofo Hans-George Gadamer.
Performance at play: an embodied perspective for a pedagogy of music performance
Abstract: This paper aims to address the embodiment cognition and its contributions to a pedagogy of the performance. On this epistemological perspective, the body is a semantical vector that builds our relationship with the world. The categories and concepts used to describe the world are not stable, they are constructed interactively by our bodily connection with the environment. This epistemological path questions more traditional understandings of cognition by the dissolution of Cartesian dualism like body/mind or subject/object. It also assumes that these dualisms aren’t sufficient to comprehend meaning production. One of the traditional pre-suppositions that this paper address is the conception that subject and object of knowledge are autonomous. This presupposition will be criticized through the concept of “play” following the philosopher Hans-Georg Gadamer.
https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(1)93-116
-
BEATRIZ QUIRINO MARQUETTI,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Preferência de percepção tonal em crianças com ou sem educação musical formal
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 2 (2022)
-
ALINE MOREIRA BRANDÃO ANDRÉ,
CRISTIANO MAURO ASSIS GOMES,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Equivalências de itens, semântica e operacional da Escala Nordoff Robbins de relação criança-terapeuta na experiência musical coativa
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 1 (2020)
-
FLÁVIA ALVARENGA ESTEVAN,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Música, lateralidade e aprendizagem
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 1 (2020)
-
ROSANE CARDOSO DE ARAUJO,
Crenças de autoeficácia e teoria do fluxo na prática, ensino e aprendizagem musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
JOAQUÍN PÉREZ,
ISABEL MARTÍNEZ,
Interacción en la improvisación jazzística: El análisis de los aspectos rítmicos en el ciclo de percepción-acción
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 2 n. 2 (2015)
-
HEIDI KALSCHNE MONTEIRO,
REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS,
ÁLVARO LUIZ DE BORTOLI,
A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 3 n. 1 (2015)
-
BEATRIZ QUIRINO MARQUETTI,
ÉDER COSTA MUCHIUTTI,
FELIPE VIEGAS RODRIGUES,
Pitch perception preference in children with or without formal musical education
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
MIDORI MAESHIRO,
Origem e consolidação do pianismo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 2 (2022)
-
ANDREI LIQUER S. DE ABREU,
REGINA ANTUNES T. DOS SANTOS,
Comunicações do amor em três Ponteios de Guarnieri: Perspectivas de ouvintes músicos e diletantes
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 5 n. 2 (2018)
-
LEANDRO MARTINS TURANO,
WALDIR JESUS DE ARAUJO LOBÃO,
GABRIEL GUIMARÃES BRAGA DOS SANTOS MENDONÇA,
Resposta emocional e preferência em três gravações de um prelúdio de Chopin
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 8 n. 1 (2020)
<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.