ARTIGOS
Vol. 7 Núm. 1 (2019)
Categorização e esquemas de imagem em música: Sobre um protoloco experimental
- NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO
-
Enviado
-
julio 10, 2021
-
Publicado
-
2023-11-02
Resumen
O caráter abstrato da música enseja questionamentos acerca do modo de apreensão do fluxo musical pelos ouvintes. Não é senão através da pesquisa que busca entender os mecanismos e ferramentas utilizados pela mente humana para apreender o fluxo musical, conferindo-lhe sentido, que se pode compreender a forma por meio da qual abstraímos e entendemos música. O presente artigo visa discutir as condições de validade de um protocolo experimental que objetiva investigar os dispositivos cognitivos de entendimento do fluxo musical, a partir da observação da escuta e análise de pequenos trechos musicais por ouvintes músicos. Partindo-se da teoria enacionista de que na base do processo cognitivo de categorização encontram-se memórias esquemáticas (esquemas de imagem), entendidos como arquétipos do entendimento humano, o protocolo aqui examinado visa acessar a experiência imediata de produção de sentidos musicais, tentando, tanto quanto possível, aproximar-se do estágio pré-consciente de entendimento. Neste sentido, a hipótese aqui investigada é de que as descrições linguísticas dos participantes acerca do fluxo musical experimentado podem revelar pistas de ênfases no emprego de certos esquemas de imagem na construção do sentido do fluxo musical. Analisados os resultados obtidos em experimento piloto, surgiram questões: até que ponto o lapso de tempo entre o contato com a pergunta do questionário e sua resposta é determinante para a sua consistência? Em que medida a ordem de apresentação das tarefas de escuta é determinante para a neutralidade das respostas dos participantes?
-
Liliane Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza,
Ana Caroline de Paula,
Gerson Flores-Gomes,
Valdomiro de Oliveira,
Gislaine Cristina Vagetti,
Desempenho em teste perceptivo musical de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
TAILINE ROCHA REGINATO,
RAEL BERTARELLI GIMENES TOFFOLO,
Um panorama sobre os estudos de significação musical nos anais do SIMCAM
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 7 Núm. 1 (2019)
-
NILO RAFAEL BAPTISTA DE MELLO,
Experiência duracional e sentido musical: O papel dos esquemas de imagem
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 1 (2016)
-
JULIO MERLINO,
A cognitive concept of musical meaning
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 7 Núm. 2 (2020)
-
Jessica Alves da Silva,
Gislaine Cristina Vagetti,
Samantha Stefani Lino Nobre de Oliveira,
Lincoln Thiengo Ferreira,
O Método Dalcroze de Educação Musical para Pessoas Idosas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 10 Núm. 2 (2023)
-
João Gabriel Caldeira Pires Ferrari Ferrari,
Performance musical e o corpo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 6 Núm. 2 (2019)
-
GUILHERME BERTISSOLO,
Composição e cognição: Contribuições da cognição incorporada para a criação de estratégias para o compor
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 5 Núm. 1 (2017)
-
JÉSSICA MARTELLI ,
BETÂNIA PARIZZI,
MARINA HORTA FREIRE,
Efeitos psicofisiológicos da música
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 10 Núm. 1 (2022)
-
ANDERSON CÉSAR ALVES,
O professor expert: Investigando o conceito de expertise na pedagogia da performance musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 1 (2016)
-
LUIS FELIPE OLIVEIRA,
O estudo da música a partir do paradigma dinâmico da cognição
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 2 Núm. 1 (2014)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.