ARTIGOS
v. 9 n. 1 (2021)
Ensaio sobre a natureza transcendental na performance musical: Conceituação e paralelos soteriológicos
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Santa Maria
-
Enviado
-
maio 15, 2023
-
Publicado
-
15.05.2023
Resumo
Este ensaio tem como objetivo a clarificação do conceito de experiência transcendental na performance musical, como forma de compreender, para pesquisas posteriores, tanto como a mesma pode ser alcançada tal como qual seria – caso haja alguma - sua função soteriológica, i.e., de salvação humana, na vida do ser humano. Para tal, primeiramente visa-se clarificar as confusões linguísticas sobre o termo transcendental referente a música e, por meio de paralelos com as filosofias antigas dos helenos e suas compreensões a respeito da experiência, discernir como ela ocorre durante a performance– ou se ocorre, de fato – assim como entender as limitações da mesma nessa por meio dos limites do conhecimento humano referente ao transcendental. A metodologia, inicialmente, será totalmente teórica, buscando fontes bibliográficas para a fundamentação de qualquer hipótese que venha a surgir por meio dos paralelos interdisciplinares feitos. Baseado nisso, eu argumento de que se trata de algo imanente, e não transcendente, no qual o performer atinge um estado de conceituação implícita, consequente das automações dos estudos e próximo aos estados de grande tranquilidade e não dualidade – isto é, a barreira entre sujeito e objeto se torna mais tênue.
-
JÉSSICA MARTELLI ,
BETÂNIA PARIZZI,
MARINA HORTA FREIRE,
Efeitos psicofisiológicos da música
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
Brasilena Gottschall Pinto Trindade,
Ekaterina Konopleva,
Franklin José Barreto de Araujo,
Isabele Ferreira da Silva,
A canção “Faraó Divindade do Egito” de Luciano Gomes a ser estudada na disciplina Música no Ensino Fundamental – Anos Iniciais segundo a BNCC
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
FREDERICO PEDROSA,
FREDERICO GARCIA,
CYBELLE MARIA VEIGA LOUREIRO,
Desenvolvimento da Escala de Avaliação dos Efeitos da Musicoterapia em Grupo na Dependência Química
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 10 n. 1 (2022)
-
ANDERSON CÉSAR ALVES,
O professor expert: Investigando o conceito de expertise na pedagogia da performance musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 1 (2016)
-
GUILHERME BERTISSOLO,
PAULO COSTA LIMA,
Capoeira e composição: diálogos entre cognição e processos criativos
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 1 n. 1 (2013)
-
Ravi Shankar Magno Viana Domingues,
Ariana Pedrosa,
Espaço Seguro para Performance Musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
JOSÉ EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR,
DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO,
Estratégias de estudo como práticas deliberadas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 9 n. 1 (2021)
-
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior,
Regina Antunes Teixeira dos Santos,
Mãos juntas ou separadas?
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
FAVIO SHIFRES,
Revisando algunas categorias para pensar la música: Contra el desperdicio de nuestra experiencia musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 4 n. 2 (2017)
-
João Gabriel Assunção Lima,
Danilo Ramos,
Estratégias de aprendizagem de um pianista amador ao aprender uma música por melodia cifrada
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: v. 12 n. 1 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.