ARTIGOS
Vol. 7 Núm. 2 (2020)
Construindo a performance na orquestra: O papel das competências orquestrais
- Carlos André Weidt Mendes
-
Enviado
-
julio 10, 2021
-
Publicado
-
2020-06-30
Resumen
Embora o naipe de violinos seja o mais numeroso e requisitado da prática orquetral, Flesch (1930) já observara que pouco se estudam as peculiaridades da atuação desses músicos. Os cursos de graduação geralmente preparam violinistas para a performance solo, mas a realidade de uma orquestra profissional é bem diferente da prática solista. O artigo aprofunda as questões sobre formação e atuação de violinistas de orquestra. Discuto o suporte da teoria da autopoiese (Varela, 1979), um dos fundamentos do paradigma enacionista das ciências cognitivas contemporâneas, para a argumentação aqui proposta, assim como discuto o conjunto de princípios de ação na performance orquestral, que Wulfhorst (2012) denominou orchestral modes. Argumento, portanto, que além das competências que se referem ao desenvolvimento da prática sensório-motora individual do violinista, existem outras que somente se desenvolvem pela performance coletiva, ao longo de anos de atuação profissional. Para incluir estas últimas na pedagogia de formação do violinista é preciso conhecer mais profundamente as competências que subjazem os princípios elencados por Wulfhorst.
-
ANDERSON CÉSAR ALVES,
O professor expert: Investigando o conceito de expertise na pedagogia da performance musical
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 1 (2016)
-
JOSÉ EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR,
DANIEL JUNQUEIRA TARQUÍNIO,
Estratégias de estudo como práticas deliberadas
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 1 (2021)
-
João Gabriel Caldeira Pires Ferrari Ferrari,
Performance musical e o corpo
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 6 Núm. 2 (2019)
-
JULIO MERLINO,
A cognitive concept of musical meaning
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 7 Núm. 2 (2020)
-
SONIA RAY,
Fatores de estresse e ansiedade na performance musical: Histórico e perspectivas após 10 anos de Simcam
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 1 Núm. 2 (2014)
-
FERNANDO LIMA,
CAROLINE CAREGNATO,
A execução e a composição melódicas como estratégias para facilitar o ditado melódico
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 9 Núm. 1 (2021)
-
Liliane Martins Furtado Oliveira Lehtonen Souza,
Ana Caroline de Paula,
Gerson Flores-Gomes,
Valdomiro de Oliveira,
Gislaine Cristina Vagetti,
Desempenho em teste perceptivo musical de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 11 Núm. 2 (2024): Percepta - Revista de Cognição Musical
-
TAILINE ROCHA REGINATO,
RAEL BERTARELLI GIMENES TOFFOLO,
Um panorama sobre os estudos de significação musical nos anais do SIMCAM
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 7 Núm. 1 (2019)
-
MARILIA NUNES-SILVA,
PEDRO HENRIQUE SANTOS ABREU,
FLÁVIA NEVES ALMEIDA,
VITOR GERALDI HAASE,
A cognição musical em adolescentes com síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 4 Núm. 2 (2017)
-
Tatiana Dumas Macedo,
Performance musical na indeterminação
,
Percepta - Revista de Cognição Musical: Vol. 6 Núm. 2 (2019)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
También puede {advancedSearchLink} para este artículo.